15 Fev, 2021

Síndrome da amnésia glútea: sabe do que se trata?

A síndrome da amnésia glútea é mais um dos fatores que quem passa muitas horas sentado deve tentar combater, até mesmo no confinamento.

As consequências negativas do sedentarismo, como a obesidade ou patologias cardíacas, não são um tema recente. O que pode não saber é que o facto de se estar sentado o dia inteiro numa cadeira pode fazer também com que os glúteos deixem de funcionar corretamente, desenvolvendo-se uma patologia denominada por “amnésia glútea”, também, conhecida como “síndrome do rabo plano”.

Esta é uma síndrome onde, tal como o nome indica, os músculos que constituem as nádegas parecem estar adormecidos e as consequências podem ser devastadoras para o corpo devido ao facto de outros músculos começarem a compensar as falhas dos glúteos, alterando toda a mecânica do nosso organismo.

Há ainda consequências a nível estético, resultado da degradação da massa muscular, surge a flacidez e, na maioria dos casos, a indesejada celulite.

Para quem passa muito tempo sentado, especialmente agora em teletrabalho, é aconselhada a prática de exercício físico regular e alguns exercícios específicos para os glúteos, bem como a adoção de uma alimentação saudável. O excesso de peso também exerce uma pressão adicional sobre os glúteos.
Existem ainda tecnologias de remodelação corporal minimamente invasiva, que permitem que haja uma regeneração da pele. Estas atuam através de uma maior produção de colagénio, densificação da derme e à redução da celulite

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais