4 Jan, 2021

Reino Unido começou a administrar vacina da AstraZeneca/Oxford

País já vacinou até à data cerca de um milhão de pessoas. Vacina de Oxford demorará várias semanas a ser autorizada na União Europeia.

O Reino Unido tornou-se hoje no primeiro país a administrar a vacina desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, acelerando a campanha de vacinação iniciada em dezembro contra a pandemia de covid-19.

Brian Pinker, britânico de 82 anos, foi o primeiro a ser inoculado, no Hospital Churchill da Universidade de Oxford, com a primeira vacina “nacional”.

Cerca de 520 mil doses estão prontas para serem distribuídas, indicou o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), através de um comunicado difundido hoje.

Apesar de a empresa garantia a total segurança da vacina e uma taxa de eficácia muito elevada, a  Agência Europeia do Medicamento não deve conceder em janeiro a autorização de utilização da vacina, uma vez que considera insuficientes as informações recebidas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.835.824 mortos resultantes de mais de 84,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.118 pessoas dos 427.254 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais