15 Jul, 2021

Ordem dos Psicólogos promove literacia em saúde mental em Almada

O programa assenta em quatro pilares, que procuram informar sobre a saúde mental, desconstruir mitos e reforçar o bem-estar psicológico da comunidade.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e a Câmara Municipal de Almada (CMA) vão assinar amanhã, dia 16 de julho, um protocolo que confirma a implementação no município do Programa Regional de Promoção da Literacia em Saúde Mental. A iniciativa procura contribuir para o bem-estar psicológico dos almadenses.

Com o propósito de “reforçar a resiliência psicológica comunitária” e “promover a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis”, a OPP reforça, em comunicado, a importância deste projeto para a sensibilização da importância da intervenção dos psicólogos em Almada.

Segundo revelam, a iniciativa, cujo programa assenta em quatro pilares, “promove a aquisição e reforço de competências e recursos transversais a toda a comunidade”, o que também procura contribuir para um fortalecimento das “relações interpessoais e o aumento dos comportamentos pró-sociais”.

Com a intenção de oferecer respostas no domínio da saúde mental, de desconstruir mitos e estereótipos associados à saúde psicológica, o programa promovido também procura dotar a comunidade de recursos essenciais para a sua resiliência psicológica e reforçar o apoio junto dos grupos que poderão ter sido mais prejudicados pelo impacto da pandemia.

“Esta é uma medida de proximidade, que ajuda a desmitificar preconceitos e ideias erróneas sobre a saúde psicológica e que permite que a psicologia esteja mais perto das pessoas com toda a transparência”, especificamente perto dos cidadãos do Município de Almada, salienta a OPP.

ler mais

RECENTES

ler mais