8 Ago, 2018

O que nos dizem os cientistas sobre as bagas de goji

As bagas de goji, ou Lycium barbaru, embora originárias da Ásia, são populares no mundo inteiro. Os seus benefícios, resultantes dos antioxidantes e vitaminas que este alimento contém, têm sido alvo de muita investigação que atesta o seu contributo na proteção de várias doenças.

1 – Protegem os olhos e a pele

As bagas de goji são conhecidas por protegerem contra doenças dos olhos associadas ao envelhecimento e por manterem a pele saudável graças aos elevados níveis de antioxidantes que contêm, especialmente a zeaxatina, responsável pela sua cor.

Os antioxidantes protegem contra os danos nas células quando expostas a elementos como fumo ou radiação.

Um estudo realizado em ratos descobriu que, quando bebiam 5% de sumo de goji, recebiam antioxidantes suficientes para proteger contra os danos causados pela luz ultravioleta e doenças da pele.

Outra investigação também descobriu que idosos que bebiam esse sumo durante 90 dias aumentaram os níveis de zeaxatina e outros antioxidantes, protegendo contra a hipopigmentação e o acúmulo de drusas na área macular, responsável pela Degenerescência Macular da Idade.

2 – São anticancerígenas

Os antioxidantes ajudam a retardar o crescimento do tumor, reduzir a inflamação e a remover substâncias nocivas do corpo.

Uma pesquisa feita em ratos revela que as bagas de goji podem inibir o crescimento do tumor e aumentar a eficácia dos tratamentos contra o cancro.

3- Protegem o sistema imunitário

As bagas de goji podem ajudar a reforçar o sistema imunológico pela ação dos antioxidantes, que ajudam a combater a inflamação, e pelas grandes quantidades de vitaminas, vitais para a imunidade e prevenção de doenças, desde a gripe ao cancro [ponto 2].

Testes realizados em laboratório demonstraram que as bagas de goji podem ajudar a aumentar a eficácia das vacinas contra a gripe em ratos idosos.

4 – Regulam os níveis de açúcar no sangue

Este fruto seco tem potencial para controlar os níveis de açúcar no sangue e aliviar a resistência à insulina, tal como concluído num estudo realizado em 2015 que também mostrou que estas bagas podem aumentar os níveis de HDL em pessoas com diabetes tipo 2.

5 – Reduzem o stress e melhoram a qualidade do sono

As bagas de goji têm sido associadas à redução de stress e ansiedade, assim como ao aumento dos níveis de energia, bom humor e melhoria na qualidade do sono.

Num estudo realizado nos Estados Unidos, os participantes consumiram sumo de goji ou um placebo durante 14 dias. O grupo que bebeu o sumo melhorou na capacidade de concentração, energia, performance atlética e o humor, assim como a qualidade do sono.

6 –  Melhoram a vida sexual

Este fruto é benéfico para a saúde reprodutora masculina ao melhorarem a qualidade e quantidade do esperma, a performance sexual e por protegerem os testículos contra agentes tóxicos, defende um estudo que enumera este e outros benefícios das bagas de goji.

7 – Ajudam na perda de peso

O seu valor nutricional faz com que as bagas de goji sejam uma opção de baixo teor calórico e baixo teor de açúcar. Informe-se, junto do seu médico, sobre as quantidades que pode incluir na sua dieta.

Saúde Online

ler mais

RECENTES

ler mais