O Pulmão no Centro. O Congresso que é “um marco da Pneumologia portuguesa”

O 15.º Congresso de Pneumologia do Centro-Ibérico/48.as Jornadas de Atualização Pneumológica decorreram nos dias 27 e 28 de junho, em Coimbra. Carlos Robalo Cordeiro faz um balanço do evento.

“Foi um Congresso muito participativo e dinâmico, que contou com a  presença de muitos jovens de diferentes regiões do país”, afirma Carlos Robalo Cordeiro. Com 350 inscritos e 205 abstracts, o responsável considera que “o balanço é muito positivo”. “Esta é a atividade pós-graduada regulada mais antiga da Universidade de Coimbra e já é um marco na agenda da Pneumologia portuguesa”, realça.

O evento contou com a colaboração dos dez serviços de Pneumologia da região Centro e com dois de Espanha, mais concretamente de Salamanca e Cárceres. “Foram dois dias de inovação, atualização e interação entre diferentes gerações, com apresentação e discussão de casos clínicos, com Hot Topics e outras sessões sobre diversos temas.” Gestão do doente respiratório, telemonitorização na DPOC, sono e ventilação, infeções respiratórias e tabaco e cancro foram as temáticas abordadas nas várias mesas.

A conferência inaugural ficou a cargo de António Rendas, professor catedrático de Medicina e investigador na área das doenças respiratórias na Universidade Nova de Lisboa, que revisitou  o passado, o presente e o futuro da patologia e do sistema respiratório.

No final, foi ainda entregue um Prémio a um trabalho sobre infeção por vírus sincicial respiratório (VSR) da ULS Tâmega e Sousa. “É um estudo muito interessante sobre um vírus que tem impactado os nossos serviços de saúde”, afirma Carlos Robalo Cordeiro.

MJG

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais