Missão da APTH e visão sobre os cuidados de saúde da trombose e hemostase
Membro da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase

Missão da APTH e visão sobre os cuidados de saúde da trombose e hemostase

O objetivo primordial da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH) consiste na promoção do intercâmbio científico entre pares de várias especialidades médicas, assim como outros profissionais de saúde envolvidos na área da trombose e hemostase. Como sabemos é uma área abrangente e transversal a diversas áreas de atuação em medicina que inclui doentes de todas as idades quer sejam com patologia adquirida ou congénita. Assim, para além de querer contribuir para o avanço do conhecimento nessas áreas, visa também aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados a estes doentes.

Os principais pilares sobre os quais assentam a missão da APTH são:

  • Excelência na atualização científica na área da trombose e hemostase;
  • Compromisso na promoção da educação contínua para profissionais de saúde;
  • Colaboração multidisciplinar na abordagem efetiva das complexidades associadas a estas condições;
  • Promoção da saúde pública, bem como a consciencialização pública sobre fatores de risco, sinais e sintomas;
  • Inovação clínica como estímulo para o avanço médico-cirúrgico na abordagem ao diagnóstico e/ou tratamento destas condições.

A visão da APTH engloba a intervenção na abordagem a todos os níveis de atuação subjacentes a estas patologias, assim como a criação de uma comunidade científica diferenciada e especializada. A atividade assistencial em saúde relacionada com a trombose e hemostase envolve uma abordagem abrangente que inclui prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento.

 Os cuidados de saúde primários desempenham um papel crucial na identificação de fatores de risco e o desenvolvimento de estratégias de prevenção, diagnóstico precoce e encaminhamento para um especialista quando necessário. A nível hospitalar, quer o diagnóstico e/ou tratamento requerem a colaboração entre os diferentes profissionais de saúde para uma abordagem holística do doente com patologia hemorrágica e/ou trombótica.

A uniformização dos cuidados de saúde prestados é crucial para garantir uma abordagem consistente, eficaz e segura em diversas situações clínicas. A padronização contribui para a qualidade do atendimento, a segurança do doente e a otimização dos recursos de saúde. Algumas estratégias que podem contribuir para esta uniformização de cuidados incluem, entre outras, a elaboração e implementação de protocolos clínicos e diretrizes padronizados quer seja no controlo da hemorragia e/ou outros distúrbios da hemostase.

Atualmente a pertinência da integração de sistemas de tecnologia de informação para registar, monitorar e partilhar informações relevantes sobre o doente, promove a comunicação eficaz entre os elementos de uma mesma equipa clínica, mas também permite a recolha de dados que retrospetivamente possibilitam a análise de prevalência, assim como refletir acerca dos cuidados prestados numa unidade de saúde ou a nível nacional. A uniformização dos cuidados é um esforço contínuo que requer a colaboração de todos os profissionais, bem como a adaptação às necessidades individuais e específicas de cada doente. Este processo visa proporcionar uma resposta rápida, consistente e eficaz sobretudo em situações de emergência.

A identidade da APTH assenta sobre uma visão abrangente que aborda não apenas os aspetos científicos e clínicos, mas também a promoção da saúde, a educação e o impacto social relacionado com patologias na área da trombose e hemostase. As sociedades científicas desempenham um papel crucial na orientação da comunidade médica e na melhoria contínua dos cuidados de saúde.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais