30 Jun, 2021

IPLisboa recebe dispositivo de diagnóstico de doenças cardíacas e do sono

Os alunos e professores irão adquirir capacidades de utilização deste dispositivo considerado como sendo inovador na área de diagnóstico de patologias cardiovasculares.

Os alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), vão receber um dispositivo inovador que possibilita a realização de um diagnóstico simultâneo de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias.

Com o objetivo de contribuir para a formação dos futuros licenciados em Fisiologia Clínica e na expectativa de se observar um investimento na investigação nesta área, a empresa MicroPort CRM doou este equipamento que tem a capacidade de Holter – o que permite o diagnóstico de alterações do ritmo cardíaco – e a de Polígrafo – que regista a existência de apneias respiratórias.

“É uma mais-valia para a ESTeSL ter à sua disposição um equipamento com estas características, permitindo-nos potenciar a resposta naqueles que são os três eixos principais da sua missão: o ensino, a investigação e os serviços à comunidade”, salientou a professora adjunta de Fisiologia Clínica da instituição, Joana Belo.

Segundo acrescenta, “este equipamento possibilitará aos estudantes a aquisição de competências ao nível da identificação de eventos através da poligrafia e da tecnologia de Holter, aumentando as oportunidades de aprendizagem na componente de prática-laboratorial”. Do mesmo modo, também permitirá aos alunos o estabelecimento de um “contacto com esta tecnologia inovadora”.

Como explicado em comunicado, tendo por base que existe uma forte associação entre as arritmias cardíacas e a apneia do sono, esta abordagem combinada permite melhorar significativamente o diagnóstico e a consequente eficácia do tratamento destas patologias, nomeadamente da fibrilhação auricular.

ler mais

RECENTES

ler mais