12 Mai, 2021

IPCB recebe dispositivo inovador de diagnóstico de doenças cardíacas e do sono

A doação procura contribuir para a formação dos alunos e fomentar a investigação na área da Fisiologia Clínica.

Os alunos e professores da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vão receber um dispositivo único que possibilita realizar um diagnóstico simultâneo de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias.

Com o propósito de contribuir para a formação dos alunos em Fisiologia Clínica e na expectativa de se observar um investimento na investigação no âmbito das áreas da Cardiologia e do Sono, a empresa MicroPort CRM doou o aparelho inovador que permite efetuar estes dois exames, do foro cardiológico e do foro respiratório/sono, num único período de utilização.

O dispositivo tem, assim, a capacidade de Holter, que possibilita a deteção de arritmias cardíacas, e a capacidade de Polígrafo, que permite registar a presença de apneias respiratórias, o que garante uma significativa otimização de recursos.

Como reforçado em comunicado, tendo por base que existe uma forte associação entre as arritmias cardíacas e a apneia do sono, esta abordagem combinada permite melhorar significativamente o diagnóstico e a consequente eficácia do tratamento destas patologias, nomeadamente da fibrilação auricular.

Segundo avalia a subdiretora da escola, Patrícia Coelho, “ter equipamentos inovadores aumenta a possibilidade de preparar ainda melhor os estudantes, de acordo com as exigências atuais do mercado de trabalho”. A mesma ressalta o impacto positivo que o acesso a este dispositivo traz, uma vez que permite “melhor o ensino e a aprendizagem”.

ler mais

RECENTES

ler mais