19 Jul, 2018,

Horários das refeições e do sono podem ter efeitos no risco dos cancros de mama e próstata

Um novo estudo do Internatinal Journal of Cancer conclui que um longo intervalo entre o jantar e o sono pode estar associado a um risco reduzido dos cancros de mama e próstata.

O estudo analisou 621 casos de cancro próstata e 1205 de mama, e no grupo de controle incluiu 872 homens e 1321 mulheres que nunca trabalharam em horário noturno. Os participantes foram entrevistados sobre o horário das refeições e do sono e preencheram o Questionário de Frequência Alimentar (Food Frequency Questionnaire, na designação inglesa).

Como resultados, o estudo conclui que os indivíduos que dormiam 2 ou mais horas após a última refeição tiveram um redução de 20% no risco dos cancros de mama e da próstata combinados e isoladamente, em comparação aos participantes que dormiam logo a seguir ao jantar.

O horário a que é feito a refeição também foi determinante nesta descoberta. Os indivíduos que jantavam antes das 21h verificaram o mesmo tipo de redução de risco anteriormente referido em relação aos que jantavam depois das 22h.

No seu estudo, os investigador