8 Mar, 2017

Envelhecimento pode ser detido com exercício de alta intensidade aeróbica

O exercício de alta intensidade aeróbica, como andar de bicicleta, ajuda as células a deter o processo de envelhecimento, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos

O estudo, divulgado na revista Cell Metabolism, mostra que o exercício aeróbico de alta intensidade, combinado com o levantamento de pesos, ajuda ao rejuvenescimento a nível celular e a combater problemas como a diabetes.

Aquele tipo de exercício faz com que as “células fabriquem mais proteínas para a produção de energia mitocondrial e dos ribossomas que sintetizam as proteínas, de modo que impedem o envelhecimento a nível celular”, segundo revela o estudo, liderado por investigadores da Universidade de Oregon, Estados Unidos.

Os investigadores estudaram 36 mulheres e 36 homens, entre os 18 e os 80 anos, aos quais atribuiu três topos de rotinas de exercício: um grupo só andava de bicicleta, outro só levantava pesos e um terceiro combinava ambos os exercícios.

Os mais jovens aumentaram a capacidade miocondrial em 49%, enquanto os mais velhos elevaram-na para 69%.

Os investigadores certificaram que o exercício com pesos aumentou a massa muscular, enquanto o ciclismo de alta intensidade obteve os melhores benefícios a nível celular.

“Recomendaria um treino de alta intensidade durante três ou quatro dias e depois dois dias de exercício de força”, indicou Sreekumaran Nair, um dos responsáveis pelo estudo e perito em diabetes da Clínica Mayo de Minesota, Estados Unidos.

LUSA/SO

 

Msd - banner_final

ler mais

RECENTES

ler mais