6 Mar, 2017

Empresa portuguesa torna possível o cultivo de alimentos frescos em espaços interiores

Chama-se CoolFarm in/store e é um sistema integrado que permite o cultivo de alimentos frescos  e nutritivos, em espaços interiores, durante todo o ano, sem desperdícios e com máxima segurança

O CoolFarm in/store é um sistema automático fechado e vertical, com um ambiente limpo e climatizado no interior, beneficiando o crescimento de vegetais de qualidade superior como alfaces, agriões, beterrabas, folhas verdes, ervas ou flores, e também a germinação de plantas.

Esta inovação usa 90% menos água do que a agricultura tradicional e dispensa o uso de pesticidas e herbicidas.

O equipamento é personalizável, sendo composto por módulos que começam nos 100 metros quadrados de área de produção. Assim, podem ser aumentados tanto vertical como horizontalmente, proporcionando um rápido retorno do investimento.

O sistema, inteligente e intuitivo, possui duas colunas de tabuleiros móveis de cultivo hidropónico, um elevador central, um sistema de fertirrigação, sensores de qualidade superior para medir todas as variáveis relativas às plantas, luzes e crescimento LED, um sistema de controlo e uma antecâmara.

O grande objetivo da CoolFarm in/store é proporcionar às pessoas, especialmente àquelas que vivem nas grandes cidades, o fácil acesso a vegetais frescos de qualidade superior, quer através dos hipermercados, como também dos restaurantes, hóteis e até hospitais. Este equipamento irá permitir a estes locais de consumo menos desperdício de comida, total controlo sobre a produção e cortes totais nas despesas de transporte.

A empresa CoolFarm nasceu em Coimbra há três anos e já é reconhecida a nível mundial. Há dois anos criou um sistema de controlo inteligente, direcionado para estufas ou armazéns de produção agrícola, que permite fazer crescer plantas, da forma mais saudável, eficaz e eficiente possível, através da sua capacidade de análise, inteligência artificial, ligação à cloud e interface intuitivo, adaptável a todos os suportes web e mobile.

A inovação estará até dia 9 de março na feira de comércio a retalho Euroshop 2017, em Dusseldorf, na Alemanha.

Comunicado de Imprensa/SO

 

ler mais

RECENTES

ler mais