3 Jun, 2022

Doentes oncológicos podem vir a fazer quimioterapia endovenosa em casa

O coordenador do programa nacional de Hospitalização Domiciliária está a favor da medida mas considera este "um passo arrojado".

Os doentes oncológicos que necessitam de quimioterapia endovenosa podem vir a realizar esse tratamento nas respetivas casas, dispensando as deslocações às unidades hospitalares, avança esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

O coordenador do programa nacional de Hospitalização Domiciliária está a favor da medida mas considera este “um passo arrojado”, já dado noutros países.

“Devemos começar a pensar como podemos garantir a qualidade e a segurança do tratamento em casa, evitando a deslocação do doente ao hospital”, diz Delfim Rodrigues, sublinhado que outros países, como os Países Baixos e a Dinamarca, já o fazem. O responsável realça, no entanto que a quimioterapia por via endovenosa no domicílio não se aplica a todas as situações, uma vez que tudo depende da neoplasia e do índice de severidade da doença.

Numa altura em que 36 hospitais públicos já internam doentes em casa (só os hospitais de Braga e Beja ainda não têm o serviço disponível), abrangendo um total de mais de 300 doentes por dia a beneficiarem da hospitalização domiciliária, Delfim Rodrigues diz ser preciso continuar a crescer e a aumentar a oferta de serviços.

SO

Notícia Relacionada

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais