7 Ago, 2018

Crianças podem comer mais frutas e vegetais se tiverem pratos com imagens dos alimentos

Um grupo de investigadores concluiu que as crianças comem mais frutas e vegetais se forem servidos em pratos com imagens destes alimentos, em diferentes compartimentos.

A pequena experiência decorreu numa escola pré-primária no Colorado, Estados Unidos, um país onde as crianças não consomem frutas e vegetais suficientes, salientam os investigadores no seu estudo divulgado na plataforma JAMA.

Os autores quiseram testar uma nova abordagem que alterasse o ambiente de decisão das crianças nas refeições, substituindo os pratos habituais por pratos com imagens de frutas e vegetais, em diferentes compartimentos, incluindo imagens de outro tipo de alimentos a incluir para uma alimentação variada.

O teste abrangeu 235 crianças que, durante três dias, fizeram a sua alimentação nos pratos experimentais e nos outros dois dias da semana utilizaram pratos brancos sem qualquer grafismo.

Nos dias em que as crianças utilizaram os pratos, serviram cerca de 44 gramas de vegetais por dia, comparativamente com 30 gramas servidas nos pratos tradicionais, e também comeram mais 7.5 gramas.

Em relação à fruta, as crianças serviram uma média de 64 gramas por dia contra 60 gramas nos outros pratos, e comeram cerca de 55 gramas no período experimental e 51 gramas nos outros dias.

“Imagens nos pratos no almoço podem indicar uma norma social de consumo de vegetais e frutas para influenciar os hábitos alimentares das crianças em sala de aula”, disse a coautora do estudo, Emily Melnick, da Universidade do Colorado, em declarações à agência Reuters. E acrescenta que “estas imagens sugerem que outras crianças servem frutas e vegetais nas salas de aula e que estas crianças devem fazer o mesmo”.

Saúde Online

ler mais

RECENTES

ler mais