20 Abr, 2020

Covid-19: Testes clínicos de vacina em Oxford podem terminar em agosto

Testes clínicos em humanos de uma vacina contra a covid-19 estão a ser desenvolvidos na Universidade de Oxford. Eficácia é conhecida em maio.

Os testes clínicos em humanos começaram na quinta-feira e os investigadores acreditam que, no próximo mês, saberão se esta vacina consegue uma forte resposta imunitária ao vírus, adiantou hoje à BBC John Bell, professor de medicina na Universidade de Oxford e membro de um comité governamental, composto por vários especialistas, que visa o desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19.

Só em maio será possível atestar a eficácia da vacina, já que, para isso, precisa de ser testada num “número significativo” de pessoas, menciona o especialista.

“Se for eficaz, então creio que é razoável pensar que poderíamos terminar os testes em meados de agosto”, afirmou, acrescentando que tudo estará bem encaminhado “se houver provas de uma forte resposta imunitária em meados ou finais de maio”.

Obtendo bons resultados nas fases de testes, segue-se o fabrico de “milhares de milhões de doses”, explicou o investigador.

Estas novidades sobre a vacina surgem depois de ter sido revelado que alguns hospitais britânicos podem ficar sem equipamentos de proteção individual (EPI) este fim de semana.

Entre fortes críticas, o ministro da Saúde do Governo inglês, Matt Hancock, apelou às empresas que se disponibilizassem para fabricar estes equipamentos, já que é difícil encontrar estes produtos no mercado, devido à “forte procura a nível mundial”.

SO/LUSA

 

[box] Notícias Relacionadas:

Hospitais terão 5 mil testes rápidos que mostram resultados em menos de uma hora

Anúncio foi feito hoje pelo secretário de Estado da Saúde mas ainda não há data para os testes começarem a ser distribuídos.

Fundação Champalimaud avança com testes serológicos a enfermeiros

A Fundação inicia na próxima semana testes serológicos à covid-19 a 667 enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santa Maria e Santo António.

ADSE quer cobrir custos com testes de doentes oncológicos em tratamento

Contudo, os atendimentos nos privados, no âmbito da pandemia, de doentes não encaminhados pelo SNS não estão contemplados.

Covid-19: China inicia testes clínicos de duas vacinas em seres humanos

Trata-se de duas vacinas inativadas, que consistem em microrganismos produzidos pela inativação ou morte do vírus durante o processo de fabrico.

[/box]
ler mais

RECENTES

ler mais