14 Abr, 2020

Covid-19: China inicia testes clínicos de duas vacinas em seres humanos

Trata-se de duas vacinas inativadas, que consistem em microrganismos produzidos pela inativação ou morte do vírus durante o processo de fabrico.

A China iniciou testes clínicos em seres humanos de duas possíveis vacinas contra o novo coronavírus, informou hoje a imprensa local, numa altura em que o surto, que é originário do país, se alastrou pelo mundo.

A primeira vacina a ser testada obteve a licença para realizar ensaios clínicos no domingo e foi desenvolvida pelo Instituto de Virologia Wuhan, a cidade no centro da China onde os primeiros casos da doença foram detetados, em conjunto com a filial na mesma cidade da empresa estatal Sinopharm.

A segunda vacina é o resultado do trabalho conjunto de várias empresas, num processo liderado pela Sinovac Research & Development, empresa subsidiária da Sinovac Biotech, que também trabalhou numa vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda e Grave (SARS), que surgiu na China, em 2003.

Segundo a publicação chinesa Caixin, o projeto da Sinopharm – que conta com o apoio financeiro do ministério chinês da Ciência e Tecnologia – vai testar a vacina em 1.396 voluntários, recrutados na província de Henan, no centro do país, nas fases iniciais, que deverão decorrer até 10 de novembro de 2021.

Em meados de março, as autoridades chinesas aprovaram o início de ensaios clínicos para outra vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Academia Militar de Ciências.

SO/LUSA

 

[box] Notícias Relacionadas:

China sem novos casos de origem local. É a primeira vez desde o início do surto

A China anuncia não ter registado novas infeções locais pela primeira vez desde o início da epidemia, mas as autoridades contaram 34 casos importados.

Covid-19: Número de novos casos volta a cair na China

São menos 19, face a 40 no dia anterior, ao mesmo tempo que ocorreram 17 mortes, quase todas na cidade de Wuhan, epicentro da epidemia.

Coronavírus. China reporta mais de 15 mil casos num só dia

A China reportou 254 novas mortes e 15.152 novos infetados em 24 horas pelo novo coronavírus, designado Covid-19, num aumento recorde

Coronavírus: Número de mortos na China continental sobe para 908 e supera mortes por SARS

Segundo as autoridades chinesas são agora 40.171 as pessoas infetadas no país, dos quais contam-se 6.484 casos graves.

[/box]
Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais