12 Abr, 2021

Covid-19. Crianças com menos de 10 anos estão agora entre os mais infetados em Portugal

A reabertura das escolas pode ser uma das causas que justifica este aumento, diz o epidemiologista Baltazar Nunes, do INSA

As crianças entre os 5 e os 9 anos foram a faixa etária com mais casos registados de covid-19 entre 29 de março e 4 de abril, seguido do grupo dos 0 aos 4. Assim, apesar do número de casos confirmados ainda se manter reduzido, é possível observar uma mudança do padrão na taxa de incidência da infeção por SARS-CoV-2.

Contrariamente à tendência observada ao longo do último ano, onde os jovens entre os 20 e os 29 anos e os idosos com idade superior aos 80 faziam parte dos grupos que apresentavam mais casos do novo coronavírus, as crianças com idade inferior a 10 anos representam a maioria dos casos registados na última semana, avança o Expresso.

Segundo o responsável pela Unidade de Investigação Epidemiológica do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Baltazar Nunes, «o fator mais provavelmente associado ao aumento da incidência neste grupo etário foi a abertura das creches, pré-escolar e 1.º ciclo no passado dia 15 de março». De acordo com o especialista, apesar de ser necessário investir numa análise mais detalhada com o propósito de apurar as causas desta inversão de padrão, o facto de se observar um investimento no controlo da transmissão em contexto escolar, por meio da realização de mais testes, também influencia a identificação de mais casos que poderiam não ser registados.

Da mesma forma, a redução dos números de infetados na população com idade superior a 80 anos, resultado da vacinação incidente nesta faixa etária, pode ser um fator que justifica o atual padrão de distribuição dos novos casos. No que diz respeito à presença da variante britânica em Portugal, esta também poderá contribuir para um aumento da transmissão em todas as faixas etárias no nosso país.

SO

Notícias Relacionadas

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais