24 Nov, 2021

Como diminuir o risco de desenvolver diabetes?

Prática de exercício físico, alimentação variada e eliminação do tabaco são hábitos fundamentais para prevenir a diabetes.

Para prevenir e controlar a diabetes, além de ser fundamental reconhecer os seus sintomas, é importante reter vários hábitos associados à adoção de uma vida saudável consequente de uma alimentação cuidada e da prática de exercício físico.

Sensação de sede excessiva, vontade frequente de urinar, visão embaçada, fome e perda de peso são alguns dos sintomas desta condição que muitas vezes passa despercebida, já que uma pessoa diabética pode viver um longo período de tempo sem saber que é portador desta condição.

Tendo em conta os seus efeitos para a saúde geral do individuo e a importância da sua prevenção, é fundamental adotar uma alimentação saudável e variada, no sentido em que esta permite controlar o peso e evitar problemas de obesidade.

Ainda, o combate ao sedentarismo e a consequente prática de exercício regular é também um fator determinante para a prevenção desta condição. A prática de atividade física contribui para o bom funcionamento do pâncreas e permite controlar os níveis de glicose. Apenas caminhadas rápidas de 150 minutos por semana podem fazer a diferença.

Eliminar o tabaco é outro dos passos cruciais para combater a diabetes, já que as pessoas fumadoras apresentam um risco aumentado de 30 a 40% de desenvolver a diabetes tipo 2, a forma mais comum e frequente da doença.

Acima de tudo, é fundamental monitorizar a saúde com regularidade, fazendo exames e análises de rotina e monitorizar periodicamente os níveis de glicémia, com o propósito de se serem feitos os ajustes que forem necessários para impedir o desenvolvimento da doença.

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