15 Nov, 2021

Iniciativa educa jovens para a relação entre a diabetes e a doença renal crónica

Aulas temáticas procuram educar os alunos do ensino básico e secundário sobre a importância de cuidar dos rins.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinalou a 14 de novembro, a Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) vai realizar três aulas temáticas no ensino básico e secundário sobre a importância de prevenir a diabetes, uma das principais causas da doença renal crónica.

No âmbito da campanha “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, a qual tem o objetivo de sensibilizar os mais novos para a relação entre a diabetes e a doença renal crónica, a iniciativa procura educar 150 alunos do Agrupamento de Escolas Gil Vicente, em Lisboa.

“Esperamos contribuir de forma positiva para o programa de educação em saúde das várias escolas, bem como prevenir e reduzir a incidência tanto da diabetes como da doença renal crónica”, explica o presidente da ANADIAL, Jaime Tavares.

“A adoção de estilos saudáveis, através de uma alimentação pobre em gorduras e em açúcares, assim como da prática de exercício físico frequente, são essenciais para prevenir a diabetes ou manter a doença controlada, evitando as suas consequências, tais como a doença renal crónica. Desta forma, iremos continuar a promover diversas ações de consciencialização, ministradas por médicos e enfermeiros, em escolas básicas e secundárias de norte a sul do país, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprender a cuidar da saúde dos seus rins”, acrescenta Jaime Tavares.

A campanha “A vitória contra a doença renal começa na prevenção” conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.

ler mais

RECENTES

ler mais