21 Fev, 2024

Best Of 2023. “Atualmente é possível evitar a cirurgia em grande percentagem de casos de cancro da mama”

Imagiologia e Medicina Nuclear, patologia, cirurgia, terapêutica sistémica precoce e avançada e Radioncologia. São estas as temáticas principais do Best Of 2023, a reunião cientfífica anual promovida pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) que vai decorrer no dia 23 de fevereiro, em Coimbra. Em entrevista, José Carlos Marques, presidente da SPS, faz uma antevisão do evento.

“Este ano, os temas do Best Of 2023 são particularmente interessantes, porque há, nas várias áreas, artigos que realmente virão a ter algum impacto na prática clínica”, garante o médico radiologista José Carlos Marques, em entrevista ao SaúdeOnline.

Nas áreas da Radioncologia e da Imagiologia estarão em debate consensos recentemente publicados, como nos explica o médico. “As lesões com potencial maligno eram sempre sujeitas a cirurgia, mas atualmente é possível evitar esse procedimento numa grande percentagem dos casos, através de sistemas de biópsia por vácuo.”

Esta técnica permite “amostragens maiores e, muitas vezes, até a remoção por completo destas lesões de uma forma minimamente invasiva, em ambulatório”, acrescentou.

De acordo com o especialista, estes consensos “definem quais as situações que devem ser conduzidas desta forma e quais aquelas em que ainda não podemos abdicar da cirurgia”.

Quanto à temática da Cirurgia, o médico afirma que serão conhecidos e aprofundados os resultados do estudo SOUND, publicado na revista JAMA Oncology. “Quando a avaliação axilar ecográfica é negativa existem situações em que é possível dispensar a biópsia do linfonodo sentinela e, portanto, tornar a cirurgia mais simples.”

Em síntese, o evento vai ao encontro da atual tendência para a chamada Medicina de Precisão. “Estamos cada vez mais perante procedimentos minimamente invasivos, formas de (des) escalar a terapêutica no sentido de que ela possa ser cada vez mais dirigida e os avanços na área do tratamento sistémico e da imunoterapia têm sido absolutamente fantásticos.”

MJG/CG

Cancro da mama. “O diagnóstico precoce é um desafio muito importante”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais