Abacate pode ajudar a combater a Síndrome Metabólica
Reduz o peso, o índice de massa corporal, a percentagem de gordura no corpo, a pressão do sangue, ajuda no combate a aterosclerose, contribui para a diminuição do risco de AVC, doenças cardíacas e diabetes tipo II, estes são alguns benefícios do abacate
A Síndrome Metabólica é definida por um conjunto de fatores de risco potencialmente relacionados com o desenvolvimento de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e diabetes tipo II.
Porém, o abacate, de acordo com as pesquisas pode ajudar no tratamento desta doença.
Numa revisão de vários estudos, publicada no jornal Phytotherapy Research sugere que o abacate deve fazer parte da dieta adequada para prevenir e tratar a Síndrome metabólica.
Os benefícios estão relacionados com os componentes do fruto, nomeadamente, os carotenoides, ácidos gordos, minerais como cálcio, ferro, zinco e vitaminas A,B,C e E.
Hossein Hosseinzadeh , investigador da Universidade de Mashhad de Ciências Médicas, no Irão, e a sua equipa, descobriram que o abacate tem um grande impacto nos níveis de lípidos, como os níveis de colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol total e triglicéridos.
Como exemplo a equipa destaca um estudo que incluiu 67 adultos, dos quais 30 tinham um perfil lipídico saudável e 37 hipercolesterolemia leve. Após aderirem a uma dieta enriquecida em abacate durante uma semana, os dois grupos mostraram reduções significativas nos níveis de colesterol total e LDL e triglicéridos.
A revisão também teve em conta os benefícios do abacate na perda de peso.
Numa experiência com indivíduos obesos que durante seis semanas comeram abacate, após este período, a diminuição de peso corporal, do índice de massa corporal e da percentagem de gordura corporal foi significativa.
MNT/SO/CS