28 Jul, 2021

A importância de combater o sedentarismo para prevenir doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a causa de morte, a nível mundial, de 17 milhões de pessoas e combater o sedentarismo é essencial para a manutenção da saúde do coração.

Foi lançado um alerta sobre a importância de combater o sedentarismo na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que este tipo de patologias são a causa de morte de cerca de 17 milhões de pessoas em todo o mundo, as quais são promovidos geralmente pela aterosclerose.

De acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o excesso de peso e a obesidade, a hipertensão, o consumo de tabaco, o diagnóstico de diabetes e o colesterol elevado são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do âmbito cardiovascular.

Neste sentido, a mudança de alguns hábitos, como o combate ao sedentarismo e a adoção de estilo de vida mais saudáveis, pode ajudar na manutenção da saúde do coração.

Assim, praticar exercício físico com regularidade e adotar uma alimentação saudável rica em frutas, vegetais, fibras e proteínas são hábitos essenciais para se evitar o excesso de peso e promover o controlo da tensão arterial, o que pode diminuir o risco cardiovascular de modo significativo.

No mesmo sentido, os especialistas reforçam que análises regulares ao sangue são essenciais para controlar os níveis de colesterol e a cessação tabágica é fundamental para melhor a saúde cardiopulmonar, bem como procurar evitar ou reduzir os níveis de stress, os quais influenciam o bem-estar e a qualidade de vida de todos.

ler mais

RECENTES

ler mais