9 Jul, 2021

Alunos de Coimbra recebem dispositivo que permite diagnosticar doenças cardíacas e do sono

O dispositivo permitirá aos alunos adquirirem a capacidade de utilização deste dispositivo considerado como sendo inovador na área de diagnóstico de patologias cardiovasculares.

Os alunos e professores da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vão receber um dispositivo inovador que possibilita a realização de um diagnóstico simultâneo de arritmias cardíacas e de apneias respiratórias.

Com o objetivo de contribuir para a formação dos futuros licenciados em Fisiologia Clínica e na expectativa de se observar um investimento na investigação nesta área, a empresa MicroPort CRM doou este equipamento que tem a capacidade de Holter, o qual permite o diagnóstico de alterações do ritmo cardíaco, e a de Polígrafo, que regista a existência de apneias respiratórias.

“Este dispositivo representa uma evolução tecnológica significativa. A sua flexibilidade permite corresponder à necessidade crescente de estudo e da caracterização do doente com arritmias cardíacas, mas também ao diagnóstico e seguimento do doente com síndrome de apneia do sono”, declarou o diretor do departamento de Fisiologia Clínica da ESTeSC, Telmo Pereira.

Além de este dispositivo oferecer a “possibilidade de avaliação simultânea” também permite “alavancar a capacidade de investigação aplicada” nestes domínios, acrescenta. “O benefício para os estudantes e para os docentes decorre, simultaneamente, da rentabilização destas soluções em contexto puramente académico”, conclui.

Como explicado em comunicado, tendo por base que existe uma forte associação entre as arritmias cardíacas e a apneia do sono, esta abordagem combinada permite melhorar significativamente o diagnóstico e a consequente eficácia do tratamento destas patologias, nomeadamente da fibrilhação auricular.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais