8 Out, 2018

Bruxelas lança consulta para limitar gorduras ‘trans’ na alimentação

A Comissão Europeia lançou na sexta-feira, 5 de outubro, uma consulta pública para impor um máximo de dois gramas de gorduras ‘trans' por cada 100 gramas de gordura na comida destinada a consumo final.

A proposta baseia-se em recentes estudos científicos que recomendam que a percentagem de gorduras ‘trans’ presentes na alimentação quotidiana seja tão baixa quanto possível de modo a evitar riscos para a saúde.

Segundo Bruxelas – e apesar dos numerosos avisos das autoridades de saúde –, há países onde os níveis destas gorduras não baixam nos biscoitos, bolos e bolachas pré-embalados desde meados dos anos 2000. Os interessados podem participar na consulta pública até ao dia 01 de novembro próximo.

As gorduras ‘trans’ são um tipo de ácidos gordos insaturados que podem ser classificadas como ocorrendo naturalmente ou produzidas industrialmente. Estas últimas formam-se quando óleos e gorduras são modificados através do uso de técnicas de processamento industrial.

O processo de hidrogenação parcial é o mecanismo primário usado na produção industrial de ácidos gordos ‘trans’. Durante o processo, o óleo é endurecido, o que melhora o seu apelo comercial, melhorando o perfil sensorial e textura, e aumentando a vida útil e tolerância ao aquecimento repetido do produto.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais