Obra da nova unidade de saúde de Valongo arrancou esta segunda-feira

A construção do novo centro de saúde de Alfena arrancou esta segunda-feira com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Segundo comunicado da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), o investimento calculado é de cerca de 1,4 milhões de euros, sendo que 85% é comparticipado por fundos provenientes do Programa 2020 e o restante é oriundo do Orçamento Geral do Estado.

A ARS-Norte indica que as novas instalações estarão concluídas e acessíveis aos utentes e aos profissionais no final do primeiro trimestre de 2019.

“De realçar que a conclusão do processo, que hoje no terreno arrancou, só foi possível tendo em conta o envolvimento do atual executivo [camarário], através do seu presidente que, por acordo, doou a parcela de terreno onde a Unidade de Saúde se vai localizar”, lê-se na nota da ARS-Norte.

Já em declarações à agência Lusa, a 15 de março, o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, disse que este “é um equipamento que faz muita falta ao concelho”.

“Em 2019 a cidade de Alfena terá um centro de saúde à altura das necessidades. Será um equipamento bom e moderno, conforme reivindicamos e a população merece”, referiu o autarca. Já a Junta de Freguesia de Alfena, distrito do Porto, sublinhou hoje em nota remetida à imprensa que assim é colocado “um ponto final a uma luta do executivo e da população de 11 anos”.

O arranque da obra foi assinalado no local pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, por José Manuel Ribeiro, pelo presidente da ARS-Norte, Pimenta Marinho, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Arnaldo Pinto Soares.

Lusa/So

Imagem: SNS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais