13 Mar, 2023

Unidade de Hospitalização Domiciliária arrancou no Funchal

A Unidade de Hospitalização Domiciliária abrange, para já, apenas o concelho do Funchal e está em funcionamento “24 horas por dia, 365 dias por ano”, segundo Maria da Luz Brazão, a coordenadora.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do hospital do Funchal, na Madeira, arrancou há uma semana e observou três doentes, um dos quais já teve alta, anunciou  a coordenadora do projeto. Falando na apresentação oficial da unidade, que decorreu no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, Maria de Luz Brazão explicou que a Unidade de Hospitalização Domiciliária é constituída por uma vasta equipa de profissionais.

Além de médicos e enfermeiros, fazem também parte outros profissionais, como psicólogos e nutricionistas, referiu. Diariamente, estão sempre disponíveis um médico e um enfermeiro na unidade hospitalar e outros dois profissionais para realizarem a visita à casa do utente.

Maria de Luz Brazão salientou que foi um “grande desafio” o “hospital sair das suas portas e entrar na casa dos doentes”, considerando, porém, que este serviço “centrado no utente” apresenta “ganhos em eficiência e qualidade”.

Presente na ocasião, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, indicou que uma segunda viatura vai ser adquirida pela Fundação José Fernandes para reforçar aquela unidade.

LUSA

Notícia relacionada

Hospitalização domiciliária permitiu tratar quase 9 mil doentes em 2022

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais