TEM assinala Dia Mundial da Esclerose Múltipla

No dia 13 de maio, a Avenida Central de Braga vai receber duas iniciativas que se encontram inseridas nas comemorações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla e têm como objetivo sensibilizar a população para esta doença degenerativa que afeta, maioritariamente, jovens adultos entre os 20 e os 40 anos

Das 15 às 18 horas, a TEM – Associação Todos com a Esclerose Múltipla, com o apoio da Merck, estará presente com a Casa da Esclerose Múltipla (EM) e, a partir das 17 horas, tem início uma aula de zumba solidária, organizada pelo Rotary Club, a favor da TEM. Ambas as iniciativas contam com o apoio da Câmara Municipal de Braga.

Através da Casa da EM é possível saber como é “Viver com Esclerose Múltipla” e experienciar as limitações e dificuldades que as pessoas que sofrem de EM atravessam nas suas vidas diárias. Esta casa é composta por três divisões: sala de estar, cozinha e casa de banho. Na sala de estar, por exemplo, existe uma carpete com um colchão de água por baixo onde os visitantes são convidados a calçar umas barbatanas com o objetivo de sentirem a falta de equilíbrio, própria desta doença. Na cozinha temos um tabuleiro muito pesado que dificulta o seu equilíbrio e na casa de banho o espelho está permanentemente embaciado.

A partir das 17 horas, o Rotary Club de Braga organiza uma aula de zumba solidária, a favor da TEM e aberta a toda a comunidade, cheia de música e animação, que irá terminar às 18 horas.

Segundo Paulo Alexandre Pereira, Presidente da TEM, “esta é uma iniciativa muito importante para chamar a atenção da comunidade local, dos políticos e meios de comunicação social para o impacto da Esclerose Múltipla da vida das pessoas que sofrem desta doença, bem como dos seus familiares e amigos e, ao mesmo tempo, a importância e necessidade de aumentar a rede de apoio destes doentes.”

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais