2 Nov, 2018

SNS 24 volta a ter linha de apoio a idosos

O Serviço Nacional de Saúde vai voltar a ter uma linha telefónica para idosos. O serviço, que tinha sido desativado há 3 anos, voltará a estar disponível em dezembro.

A linha telefónica é dirigida a pessoas com mais de 75 anos e pretende acompanhar os idosos que manifestem maior vulnerabilidade através de contactos semanais.

O projeto arranca na primeira quinzena de dezembro e, num fase inicial, irá contactar 65 mil idosos de dois agrupamentos de centros de saúde (ACES) nas zonas do Norte e Lisboa Vale do Tejo. Após uma avaliação para aferir o nível de “vulnerabilidade”, os idosos, consoante o resultado dessa análise, serão convidados a integrar o programa.

“A partir daí, haverá um acompanhamento telefónico regular dos idosos vulneráveis pelo SNS 24, que articula sempre com os cuidados de saúde primários. Estes intervêm de acordo com as necessidades de saúde e, sempre que necessário, articulam com as forças de segurança em redes de intervenção local existentes”, explica Micaela Monteiro, responsável pelo SNS 24, ao jornal Público. 

O projeto irá funcionar em articulação com as unidades de cuidados de saúde primários, com a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), o que para Micaela Monteiro se traduz numa maior resposta aos “problemas cada vez mais complexos de uma população em envelhecimento”.

A responsável do SNS 24 adiantou ainda que, na fase inicial do programa, “a intervenção irá incidir em conteúdos relacionados com os cuidados a ter durante o Inverno: nutrição, prevenção de acidentes, baixas temperaturas e síndrome gripal”

A linha de apoio a idosos foi inaugurada em abril de 2014 e chegou a contactar quinzenalmente 20 mil pessoas. Em dezembro de 2015, foi encerrada pela necessidade de mobilizar recursos para  Linha Saúde 24, muito procurada na altura do surto de gripe, assim alegou a Direção-Geral de Saúde. Em janeiro do ano seguinte, a Assembleia da República aprovou uma recomendação ao Governo para a reativação da linha telefónica.

Saúde Online

 

ler mais

RECENTES

ler mais