Semana Digestiva 2017: formação em várias áreas gastrenterológicas

Nos próximos dias 7,8,9 e 10 de junho será realizada a Semana Digestiva 2017 (SD 2017), no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira

Reconhecido como o grande fórum da Gastrenterologia portuguesa, é uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) e as Secções Especializadas da SPG (Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva, Clube Português do Pâncreas, Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado e Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia).

Alguns dos temas a abordar no Programa da Semana Digestiva 2017 (SD 2017) – sob forma de mesas redondas e conferências – serão, os tumores digestivos (“the BIG five”), a hipertensão portal de causa não cirrótica, as vantagens associadas ao tratamento das doenças hepáticas, a doença inflamatória intestinal, a doença de refluxo e a abordagem do nódulo sólido do pâncreas.

Existirão ainda sessões dedicadas às publicações da Gastrenterologia portuguesa no estrangeiro, às experiências de formação e trabalho de colegas em centros de outros países e ao GE – Jornal Português de Gastrenterologia.

A produção científica dos Serviços será apresentada em sessões de comunicações orais, sob a forma de posters e de instantâneos endoscópicos. Existirão ainda sessões interativas de discussão de um número reduzido de casos clínicos.O Curso Pós-Graduado será organizado este ano pela SPED e dedicado ao tema da Imagem em Endoscopia.

A organização espera contar com a presença de cerca de 600 congressistas, várias empresas da indústria farmacêutica ou de dispositivos médicos.

Terá também lugar a reunião anual da “Associação Portuguesa de Enfermeiros de Endoscopia e Gastrenterologia – APEEGAST e um Curso de Atualização para Médicos da Medicina Geral e Familiar (GastroDigest – MGF 2017). Contam com a presença de alguns colegas estrangeiros em representação, nomeadamente, da Federação Brasileira de Gastrenterologia, United European of Gastrenterology e Sociedade Espanhola de Patologia Digestiva.

A informação sobre a Semana Digestiva 2017 será objeto de atualização permanente através do site www.semanadigestiva.pt, criado especificamente para o efeito, que se pretende inovador e veículo eficaz de comunicação com a comunidade da gastrenterologia portuguesa. Esteja atento às novidades.

De acordo com os responsáveis da organização, a Semana Digestiva 2017 será uma excelente oportunidade para atualização científica e network profissional e pessoal.

Consulte aqui o programa.

GastroDigest 2017

1507bce50ce038cfc7f8400a46abc2fa

Também nos dias 9 e 10 de junho de 2017 vai decorrer no Palácio de Congressos do Algarve a iniciativa GastroDigest 2017, uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), integrada na Semana Digestiva 2017.

Trata-se de uma formação intensiva, que permite aos participantes atualizarem conhecimentos em múltiplas áreas do campo da Gastrenterologia, com o apoio de reputados especialistas nacionais e discussão de casos clínicos. Pode consultar aqui o programa preliminar da GastroDigest 2017.

SPG/APMGF/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais