1 Jun, 2017

Saiba mais sobre a Semana Digestiva 2017

A Semana Digestiva 2017, este ano presidida pelo Prof. Doutor Rui Tato Marinho, realiza-se entre 7 e 10 de junho de 2017 no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira

No dia 8 de junho, 5ªfeira, entre as 12:30 e as 13:00 horas, vai decorrer a sessão de abertura na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Também estarão presentes na Sessão de abertura os presidentes da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, José Cotter; da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED), António Dias Pereira e Adélia Simão, da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).

A Semana Digestiva tem como mote em 2017 “Inovar, formar, para melhor cuidar”.

Alguns dos temas do programa da Semana Digestiva 2017 serão, entre outros, os cinco principais cancros digestivos (“Big Five”), imagem avançada em endoscopia digestiva, a hipertensão portal de causa não cirrótica, os benefícios no tratamento das doenças hepáticas, a doença inflamatória intestinal, a doença de refluxo e a abordagem do nódulo sólido do pâncreas.

“Queremos pôr a pessoa que sofre no centro do sistema e, para isso, vamos reunir para saber o que há de novo na gastrenterologia ao nível das tecnologias, dos processos de trabalho, medicamentos novos, no transplante hepático que tem salvo muitas vidas e também na área da endoscopia”, refere o presidente da Semana Digestiva, Rui Tato Marinho.

O responsável da Semana Digestiva destaca ainda a importância da formação no Congresso “para termos os melhores médicos a tratar os doentes portugueses”, e a oncologia digestiva, onde o gastrenterologista tem um papel crucial nas várias fases de qualquer cancro digestivo.

Três das doenças que a gastrenterologia trata, estão na lista das 10 com mais mortalidade: cancro do cólon e reto, doenças do fígado e cancro do estômago.

O Prémio Nacional de Gastrenterologia 2016 vai ser apresentado na sessão de abertura da Semana Digestiva.

Sendo o grande fórum da Gastrenterologia portuguesa, é uma organização conjunta da SPG, SPED, APEF e das Secções Especializadas da SPG (Núcleo de Neurogastrenterologia e Motilidade Digestiva, Clube Português do Pâncreas, Grupo de Estudos Português do Intestino Delgado e Grupo Português de Ultrassons em Gastrenterologia).

Saiba mais em http://www.semanadigestiva.pt/

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais