7 Jun, 2019

Roche atribui 60 mil euros para projetos que beneficiam doentes

O júri já selecionou os seis vencedores das Bolsas de Cidadania Roche, uma iniciativa que reconhece projetos e ideias de associações de doentes e outras ONG que promovem a saúde e informação dos doentes.

Os projetos que conquistaram uma Bolsa de Cidadania Roche foram escolhidos por um júri independente, composto por Maria de Belém Roseira (Presidente Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde), Graça Freitas (Diretora-Geral da Saúde), Maria do Céu Machado (Presidente do Infarmed), José Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Isabel Nery (Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Ricardo Encarnação (Diretor Médico da Roche).

De entre as 25 candidaturas apresentadas na edição deste ano foram escolhidos:

  • Prémio 20.000 euros – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (Projeto “Aplicação móvel do doente renal crónico”) – criação de uma aplicação móvel para a gestão da doença renal crónica, uma companhia digital da jornada que é a doença renal.
  • Prémio 15.000 euros – Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (Projeto “Saúde Mental, vamos descomplicar?”) – promoção da acessibilidade à informação sobre incapacidade e saúde mental, tendo como principais protagonistas pessoas com deficiência e problemas de saúde mental.
  • Prémio 10.000 euros – Alzheimer Portugal (Projeto “Capacitação para a Literacia na área das demências”)promoção da literacia sobre a área das demências, através da articulação e aposta entre três ferramentas digitais em simultâneo, com vista a chegar a um público-alvo diversificado, que inclua pessoas com demência, cuidadores informais, profissionais de saúde e sociedade em geral.
  • Prémio 5.000 euros – Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal (Projeto “JCI-Jovens pela cidadania inclusiva”) – criação de uma rede de jovens que localmente trabalhe necessidades relacionadas com a gestão da condição crónica e deficiência, bem como o acesso à informação e aos processos de tomada de decisão sobre a sua saúde.
  • Prémio 5.000 euros – Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa, Doença de Crohn (Projeto “Criação canal Youtube APDI Canal”) – conceção e realização de vídeos e programas, sobre a Doença Inflamatória do Intestino, com profissionais de saúde e elementos da APDI, com carácter informativo que serão colocados num canal de YouTube da APDI e partilhados também nas redes sociais e no site da Associação;
  • Prémio 5.000 euros – Associação Nacional de Esclerose Múltipla (Projeto “A voz da EM”) – desenvolvimento de ações de consciencialização de participação pública nos processos de decisão na área da saúde, dotando os doentes de conhecimentos para um acesso de informação, investigação e mecanismos de participação na tomada decisões de casos relacionados com as problemáticas de saúde que muitas vezes por desconhecimento dos procedimentos e mecanismos para a decisão ficam sem opinião em grande escala.

Até ao momento, as Bolsas de Cidadania Roche já apoiaram 21 projetos, no valor total de 195 mil euros, em área tão diversas como Diabetes, Alzheimer, Parkinson, Oncologia Pediátrica, Hemofilia, Doenças Raras, entre outras.

As seis bolsas destinam-se a financiar projetos e ideias capazes de fomentar a participação dos cidadãos e dos doentes nos processos de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento. Serão ainda valorizados os projetos que abordem a temática do cancro, doença de Alzheimer e outras demências, esclerose múltipla ou hemofilia.

Esta ação enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da empresa e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais