27 Abr, 2017

Rede de cientistas lusos GPS apresenta-se na casa onde foi desenvolvida

A Universidade de Aveiro (UA), membro da parceria responsável pela plataforma Global Portuguese Scientists (GPS), convida toda a comunidade para a sessão de apresentação desta rede a 28 de abril, a partir das 15h00, na Sala de Atos (Reitoria)

A sessão, na casa onde a plataforma foi desenvolvida tecnicamente, surge no âmbito de um conjunto de apresentações em instituições de ensino superior portuguesas. A rede GPS é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em colaboração com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, os Altice Labs e a UA.

A plataforma GPS integra mais de 3000 membros, dos quais a maioria são “cientistas GPS” que desenvolveram trabalho numa instituição de investigação científica estrangeira, durante um período mínimo de três meses.

Esta rede tem como propósito mapear a comunidade de cientistas portugueses, dar visibilidade às suas atividades de investigação e facilitar os contactos entre cientistas e com a sociedade portuguesa. A plataforma tem algumas funcionalidades semelhantes a uma rede social, procurando estimular a comunicação e partilha entre os membros desta comunidade.

Os cientistas GPS têm a possibilidade de criar grupos, existindo atualmente mais de 135 com temas tão variados como “Oportunidades em Portugal”, “Ciências em Moçambique”, “Zebrafish PT” e “Oncologia”.

A sessão na UA, dia 28 de abril, conta com a presença de Pedro Magalhães, diretor científico da FFMS, de Carlos Fiolhais, responsável pelos programas de “Educação” e de “Ciência e Inovação” da FFMS, e ainda de David Marçal, coordenador geral da rede GPS, Ciência Viva.

Quem é cientista português e ainda não está registado, pode fazê-lo aqui.

 

Programa:

15h00: Abertura do evento
– José Fernando Mendes, Vice-reitor da UA

15h15: Enquadramento da parceria com a UA
– Rui Raposo, Diretor do Departamento de Comunicação e Arte da UA (DeCA)
– Fernando Ramos, Coordenador do Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital) / DigiMedia

15h30: Apresentação da rede GPS
– Pedro Magalhães, Diretor Científico da FFMS
– Carlos Fiolhais, responsável pelos programas de “Educação” e de “Ciência e Inovação” da FFMS
– David Marçal, Coordenador Geral da rede GPS, Ciência Viva

16h30: Encerramento

 

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais