28 Jan, 2022

Psicólogos criam guia para esclarecer sobre a depressão

Segundo salienta o documento, reconhecer a necessidade de apoio profissional é um dos passos fundamentais para recuperar o bem-estar psicológico.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) criou um guia com tópicos que esclarecem sobre a depressão, uma patologia que afeta cerca de 10% dos portugueses. Os psicólogos recordam que a época do Natal e do Ano Novo pode estar associada ao aumento do stress, cansaço, desgaste e falta de esperança.

Segundo começam por explicar no documento, a depressão pode ser compreendida como uma doença diagnosticada na sequência de alterações do humor e comportamento, que durem mais de duas semanas, sendo que também pode ser compreendida como um contínuo, que vai de nada deprimido a muito deprimido.

Tendo em consideração que esta patologia afeta as pessoas de forma diferente, cada um pode experienciar estados depressivos que incluam pensamentos de fracasso, culpa ou insatisfação, sentimentos, como a tristeza, infelicidade, desespero, entre outros, e vários comportamentos, tais como a dificuldade em dormir, alterações de apetite, dificuldade de concentração e de tomada de decisões e o consumo de álcool e drogas.

Apesar da incidência elevada da depressão, entre 80% a 90% das pessoas diagnosticadas com esta condição recuperam o seu bem-estar após receberem ajuda profissional adequada, sendo que o primeiro passo é reconhecer a necessidade deste apoio. O segundo passo é recorrer a um psicólogo, porque “a intervenção psicológica é o tratamento de primeira linha recomendado pela evidência científica e ajuda a maior parte das pessoas”.

Após receber esta ajuda, o documento esclarece que é fundamental praticar o autocuidado e a resiliência e reforçar a relação com a família e amigos, já que ter o apoio daqueles que nos rodeiam pode ajudar na recuperação e na manutenção da saúde psicológica.

Consulte o guia aqui.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais