26 Mai, 2017

Projeto-piloto para ajudar idosos que vivem sozinhos em Gaia

O concelho de Vila Nova de Gaia conta desde ontem com um projeto-piloto de teleassistência para apoio a idosos que vivem sozinhos, indicou o presidente da câmara, Eduardo Vítor Rodrigues

Um protocolo de colaboração alusivo, entre a Fundação Portugal Telecom e a Câmara de Gaia, foi assinado ontem, depois de discutido e aprovado em reunião de câmara em fevereiro. O projeto tem em conta que normalmente os idosos não são muito sensíveis às novas tecnologias e o processo desencadeia-se a partir de um aparelho que tem um botão e que pode estar ao pescoço da pessoa beneficiada.

O utilizador apenas terá de o pressionar para ter contacto direto com uma plataforma semelhante a um ‘call center’ que diligenciará assistência médica ao domicílio. De imediato serão abrangidos 150 pessoas, sendo o investimento pago a meias pela Câmara de Gaia e pela Fundação PT. Cada um avançará com 25 euros por mês e por cada idoso ao longo de dois anos.

“Tem-se registado um número significativo de idosos a viverem sozinhos em casa”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues, ao comentar a medida que se insere nas políticas da autarquia ligadas à terceira idade e à área da deficiência.

LUSA/SO/SF

 

Gedeon Richter

 

ler mais

RECENTES

ler mais