Projeto “Aprende os 3C´s – Salva uma vida” em destaque na Revista Portuguesa de Cardiologia

O projeto pretende habilitar professores e alunos em conhecimentos de Suporte Básico de Vida e pretende demonstrar que é possível implementar o ensino da reanimação em meio escolar.

O Projeto institucional do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) “Aprende os 3C´s – Salva uma vida”, que pretende habilitar professores e alunos em conhecimentos de Suporte Básico de Vida, foi referenciado com destaque na edição de janeiro de 2022 da Revista Portuguesa de Cardiologia.

O artigo intitulado de “A formação em manobras de reanimação em meio escolar pode ser realizada por professores: uma argumentação económica” destaca que “o treino em crianças escolarizadas pode contribuir para aumentar a taxa de reanimação iniciada pelo cidadão. No entanto, o treino generalizado em meio escolar, por profissionais de saúde, pode gerar custos elevados para o Serviço Nacional de Saúde”.

Foi, neste sentido, realizado um estudo que procurou avaliar o custo e a efetividade do treino realizado por professores de ensino, em comparação com o treino realizado por profissionais da saúde. Foram comparados os custos do programa e a efetividade do treino numa amostra de 362 crianças entre o 10º, 11º e 12º ano, comparando o treino realizado por professores (experimental) e profissionais de saúde médicos e enfermeiros (controlo).

“O treino realizado por professores de ensino, apresenta níveis semelhantes de efetividade, obtidos com um custo mais baixo, que a mesma formação liderada pelos profissionais da saúde. Este resultado sugere o interesse da generalização do programa conduzido pelos professores”, lê-se ainda no artigo, em conclusão.

Desde há 10 anos que o HFF e a sua Escola de Reanimação Cardiorrespiratória promovem o ensino da reanimação apenas com as mãos junto dos alunos do ensino secundário das escolas de abrangência do Hospital. Com essa premissa nasceu, em 2015, o projeto “Aprende os 3C´s – Salva uma vida”, que foi redesenhado em 2017, com base na melhor evidência disponível sobre a problemática da paragem cardiorrespiratória extra-hospitalar e nos conteúdos das Aprendizagens Essenciais de Educação Física do 10º ano do Ensino Secundário. Atualmente, destina-se a alunos do 10º, 11º e 12º ano dos agrupamentos escolares da área de abrangência do HFF e pretende demonstrar que é possível implementar o ensino da reanimação, em meio escolar, por intermédio dos seus professores.

O artigo, dos autores Daniel Lanzas, Pedro Nunes e Julian Perelman, pode ser consultado aqui: https://doi.org/10.1016/j.repc.2021.02.015

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais