8 Out, 2018

Prazo de apresentação de candidaturas à Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular termina a 5 de janeiro

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), anunciou em comunicado que se encontra aberto o período de candidaturas à Bolsa de Investigação em Doença Cerebral Vascular.

Esta bolsa, de periocidade anual, destina-se a financiar, parcial ou totalmente, o melhor projeto de investigação científica nesta área de estudo, atribuindo o montante de 5000 euros ao trabalho vencedor.

Segundo o regulamento do concurso, os projetos terão uma duração máxima de dois anos iniciada no momento de atribuição da bolsa e terminada no momento em que seja entregue o relatório final em formato de artigo científico. De salientar que apenas serão admitidos projetos de trabalhos científicos a serem realizados, pelos menos parcialmente, em Instituições portuguesas.

O presidente da direção da SPAVC, José Castro Lopes, explica, num comunicado, que, na avaliação dos trabalhos, «o júri terá em conta o interesse da candidatura, bem como o mérito científico dos candidatos e Instituições participantes, de acordo com uma grelha de avaliação com critérios bem definidos pela SPAVC». Após divulgação da atribuição da Bolsa, «a direção da SPAVC constitui-se em comissão de acompanhamento do trabalho, zelando pelo seu cumprimento de acordo com o projeto inicialmente apresentado», acrescenta o responsável.

O regulamento avança ainda que os resultados finais do projeto deverão ser apresentados em reuniões da SPAVC e publicados, no prazo de dois anos, em revista nacional ou internacional de reconhecido mérito científico.

Incentivando a apresentação de candidaturas, Castro Lopes salienta que «a investigação nesta área é extremamente necessária, uma vez que o AVC é a primeira causa de morte e invalidez de Portugal», destacando ainda o papel da valorização científica na internacionalização dos trabalhos nacionais.

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 5 de janeiro de 2019 e fazer-se acompanhar de um descritivo pormenorizado do trabalho a realizar, enviadas por via eletrónica à direção da SPAVC ( dir@spavc.org ) em formulário disponível no website da SPAVC (www.spavc.org).

O vencedor da Bolsa será anunciado na sessão de encerramento do 13.º Congresso Português do AVC, agendado para os dias 31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro de 2019, no Porto.

Mais informações, regulamento e formulário de candidatura AQUI

Comunicado de imprensa

ler mais

RECENTES

ler mais