“O melhor de mim”: As pessoas com Parkinson são muito mais do que a sua doença

A BIAL vai lançar uma campanha a nível internacional no âmbito do Dia Mundial do Parkinson, que se assinala hoje, com o objetivo de inspirar e de homenagear as pessoas com Parkinson. Um grupo de pessoas com Parkinson mostra em vídeo como diariamente consegue superar as limitações e desafios da doença

Imagine a sensação de não conseguir controlar os seus movimentos. O seu cérebro continua a dizer-lhe o que fazer, mas as suas pernas, os seus braços ou as suas mãos não lhe obedecem em situações tão simples como abotoar uma camisa ou os atacadores dos sapatos, ou mesmo pegar numa escova de dentes.

Esta é a sensação que as pessoas que vivem com Parkinson têm que enfrentar todos os dias. Um verdadeiro desafio para os mais de dez milhões de pessoas que vivem com Parkinson em todo o mundo. Sendo uma doença neuro-degenerativa progressiva, o Parkinson é para os doentes muito mais do que uma doença do movimento, representando a perda da sua independência.

No entanto, a doença não define os pacientes e BIAL convidou um grupo de pessoas com Parkinson para protagonizar um vídeo onde mostram o seu melhor, focando-se no que são capazes e conseguem fazer. No vídeo, ao som de uma música alegre, cuja letra foi especialmente escrita para dar voz a esta campanha, este grupo de pessoas com Parkinson surge a realizar pequenas ações do dia-a-dia, como abotoar uma camisa ou apertar os atacadores, assim como a dançar ou dedilhar as cordas de uma guitarra.

António Portela, CEO da BIAL, explica o tom positivo da campanha: “O Parkinson pode, efetivamente, mudar a vida das pessoas e das suas famílias, mas é muito importante que estas não percam a sua autoestima. Por esse motivo, quisemos contrariar o retrato negativo da doença e mostrar que apesar do Parkinson estas pessoas são capazes de se superar todos os dias. Esperamos assim conseguir inspirar e homenagear os milhões de pessoas que vivem com Parkinson. O nosso objetivo é fazer a diferença na vida destas pessoas, ainda que seja através de um pequeno passo de cada vez”.

A campanha é lançada oficialmente este mês, no âmbito do Dia Mundial do Parkinson, que se celebra a 11 de abril, e será promovida no site e redes sociais da BIAL e nas redes sociais da EPDA (Associação Europeia da Doença de Parkinson).

O vídeo pode ser visto aqui.

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

ler mais

RECENTES

ler mais