30 Set, 2016

O desafio da polimedicação e adesão à terapêutica na população idosa na europa

O aumento do consumo de medicamentos e a baixa adesão à terapêutica nos doentes idosos aumenta a probabilidade de efeitos adversos e diminui significativamente a qualidade de vida

No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso que se assinala no próximo sábado, dia 1 de outubro, o projeto Europeu SIMPATHY – Stimulate Innovation in the Management of Polypharmacy and Adherence in THe elderlY – está a organizar um conjunto de atividades, em vários países europeus, dedicadas ao tema da polimedicação e adesão à terapêutica em idosos.

Estas atividades têm o objetivo de alertar o grande público, pacientes idosos e os profissionais de saúde para a problemática da polimedicação que atinge cada vez mais a população europeia, devido ao aumento na prevalência de doenças crónicas relacionadas com o envelhecimento da população.

Em Coimbra, o Dia Internacional do Idoso será comemorado, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, no âmbito de uma parceria entre a Ordem dos Médicos – Secção Regional do Centro – e o consórcio Ageing@Coimbra.

No dia 3 de outubro, às 14 horas, irá decorrer uma mesa redonda alusiva ao tema da Adesão à Terapêutica e Polimedicação, na Livraria Bertrand, no Alma Shopping, que conta com a participação de vários especialistas da área.

O crescimento no consumo de medicamentos e a baixa adesão à terapêutica em pacientes idosos é preocupante pois aumenta a probabilidade de efeitos adversos e diminui significativamente a qualidade de vida dos pacientes e os recursos de saúde. O Dia Internacional do Idoso é por isso uma excelente oportunidade para alertar para este tema que afeta a população europeia envelhecida.

O projeto SIMPATHY

O SIMPATHY – Stimulate Innovation in the Management of Polypharmacy and Adherence in THe elderlY – é um projeto que envolve 10 instituições de 8 países membros da UE, entre as quais a Universidade de Coimbra (UC), e é financiado pelo 3º Programa Europeu de Saúde (referência 663082).

Com um orçamento global de um milhão de euros, o SIMPATHY é coordenado pelo Governo da Escócia. A equipa portuguesa, liderada pelo Ageing@Coimbra – Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, é constituída por seis investigadores das Faculdades de Farmácia e de Medicina da Universidade de Coimbra, contando ainda com a colaboração da Universidade de Lisboa (UL).

O projeto pretende identificar boas práticas na UE para apoiar e promover a inovação na gestão da polimedicação e adesão à terapêutica no idoso. Mais informações sobre o projeto SIMPATHY estão disponíveis no website www.simpathy.eu.

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais