6 Mai, 2019

Nomeação da nova administração do hospital de Gaia está para breve

A nomeação do novo presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho está para breve, disse hoje à Lusa a secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

Nomeação da nova administração do hospital de Gaia está para breve

“Está tudo em análise, rapidamente, aliás, brevemente teremos uma resposta”, vincou Raquel Duarte à margem da cerimónia do 1.º aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária daquele hospital.

O ex-presidente do Conselho de Administração, António Dias Alves, renunciou ao cargo, cessando funções a 01 de abril, anunciou o próprio na altura numa carta aos funcionários e a que a Lusa teve acesso.

“Para execução cabal da estratégia, bem como do contrato programa e de gestão [do centro hospitalar] é necessário um Conselho de Administração com a qualificação e coesão requeridas pela dimensão e complexidade do hospital, disso dei conta repetidamente à tutela, tendo colocado o lugar à disposição em 13 de novembro”, referiu.

Volvidos três meses e dado a situação manter-se, não estando reunidas as condições necessárias, Dias Alves assumiu, na missiva, que não lhe restava outra alternativa senão renunciar ao cargo.

No final do mês passado, o Conselho de Administração adiantou que, apesar da renúncia ao cargo do presidente, tem “quórum deliberativo” para o exercício das suas funções.

“Como qualquer instituição do Serviço Nacional de Saúde, a gestão não está concentrada numa pessoa, mas sim num órgão de gestão como decorre dos estatutos dos Centros Hospitalares EPE, estando neste enquadramento previsto no respetivo regulamento interno e delegação de competências todas as situações de ausência de qualquer um dos membros do conselho de administração”, vincou, em comunicado.

Foi sob a liderança de António Dias Alves que, em setembro de 2018, foi anunciada a demissão de um grupo de 52 diretores e chefes de serviço pela Ordem dos Médicos, no Porto, devido à falta de condições nas infraestruturas e equipamentos e escassez de profissionais.

LUSA/SO

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

NOTÍCIAS RECENTES

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ler mais