2 Fev, 2018

Município de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia investem 100ME em programa de apoio para idosos

A Câmara Municipal de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia vão investir cerca de 100 milhões de euros num programa de apoio à população com mais de 65 anos. “LisBoa, cidade de todas as idades” é o nome do projeto que será implementado esta sexta-feira com a assinatura de um protocolo entre as duas entidades.

Em comunicado, o município refere que este “programa pretende diminuir o isolamento social dos idosos que vivem em Lisboa, e que constituem um quarto da população da cidade”, constituindo-se como “o maior e mais ambicioso programa de investimento na rede de cuidados, apoio domiciliário ou a requalificação do espaço público, tornando-o mais amigo dos idosos”.

Fonte do município avançou à agência Lusa que o projeto estará divido em três eixos – vida ativa, vida autónoma, e vida apoiada.

A medida com maior orçamento, 40 milhões de euros, destina-se à construção de “oito equipamentos com valência de Estrutura Residencial Para Idosos e cuidados continuados”, que deverão estar ao serviço da população até 2021.

No eixo da vida ativa estão previstas seis medidas, de caráter anual, entre as quais o Fórum da Participação Lx+65 (espaço de debate para a população e organizações, com o objetivo de identificar preocupações e propostas de solução da comunidade) que terá um investimento de 60 mil eur