11 Abr, 2017

Misericórdia de Pombal investe dois milhões para construir novo lar

A Misericórdia de Pombal vai construir um novo lar no concelho, com capacidade para 36 utentes, num investimento de cerca de dois milhões de euros, informou o presidente da instituição

O projeto de arquitetura já está finalizado e as obras estão previstas arrancar no final deste ano ou no início de 2018, disse à agência Lusa o presidente da Misericórdia de Pombal, Joaquim Guardado.

O segundo lar da Misericórdia de Pombal (distrito de Leiria) já é uma vontade antiga da instituição, que tinha idealizado avançar com uma residência para idosos em 2015, num terreno da Câmara de Pombal contíguo ao do atual lar, na Charneca.

Por ser atravessado por uma serventia particular, a Misericórdia acabou por abandonar esse projeto, avançando agora com a construção do lar na localidade do Emporão, junto ao Itinerário Complementar (IC) 2, à saída de Pombal, num terreno de oito mil metros quadrados dado à instituição por um particular, explicou Joaquim Guardado.

O investimento será realizado com recurso a “fundos próprios” e a um empréstimo bancário, havendo também a expectativa por parte da instituição de uma “comparticipação da Câmara de Pombal” para esta intervenção, afirmou.

O futuro lar terá quartos individuais e duplos e vai estar equipado com espaço para fisioterapia, salas de animação e de informática, uma sala polivalente de 100 metros quadrados e espaço verde para os utentes poderem praticar exercício, sublinhou o presidente da Misericórdia, realçando que será uma residência pensada “para os próximos 50 anos”.

Este será o segundo lar da Misericórdia de Pombal, que conta neste momento com um espaço com capacidade para 71 utentes.

LUSA/SO/SF

 

Gedeon Richter

ler mais

RECENTES

ler mais