Ministro da Saúde elogia capacidade tecnológica e vocação exportadora do Grupo Azevedos

O Ministro da Saúde, Prof. Dr. Adalberto Campos Fernandes, inaugurou esta manhã a nova linha de produção de medicamentos estéreis / liofilizados da Sofarimex, unidade industrial do Grupo Azevedos, que implicou um investimento de 9 milhões de euros e permitiu criar 30 novos postos de trabalho

A nova linha de produção tem uma capacidade de produção de 12 milhões de unidades por ano, sendo que 99% é destinada aos mercados externos: Canadá, Vietname, Rússia, Nova Zelândia e alguns países europeus, são os principais alvos de exportação. Para o próximo ano, está previsto um novo investimento, de 5 milhões de euros, para ampliação da unidade, com o objetivo de alcançar um volume de produção na ordem dos 30 milhões de unidades por ano.

“Portugal é, cada vez mais, um pólo competitivo do ponto de vista tecnológico e a Sofarimex, fábrica de medicamentos do Grupo Azevedos, é disso um bom exemplo. Está equipada com a tecnologia mais moderna e inovadora, que daqui produz e exporta para os cinco continentes. É uma grande empresa nacional e que dá um contributo muito importante para o equilíbrio da nossa balança comercial”, frisou o ministro da Saúde.

A Sofarimex, propriedade do Grupo Azevedos, foi inaugurada em 1994, emprega cerca de 200 colaboradores e, atualmente, é a maior fábrica portuguesa de medicamentos. Com uma área de 28.240 m² e um portfólio superior a 650 produtos, tem uma capacidade de produção superior a 90 milhões de unidades por ano, sendo que 75% da produção é destinada a mercados externos dos cinco continentes. França, Alemanha, Golfo Pérsico, Inglaterra, Suíça e Canadá são os principais destinos de exportação. Nos últimos dez anos, o Grupo Azevedos investiu mais 25 milhões de euros na modernização e actualização da tecnologia industrial da Sofarimex.

“Somos, atualmente, um grupo farmacêutico de base nacional que atua em toda a cadeia de valor do medicamento, desde o desenvolvimento, produção, promoção e distribuição, liderando a produção e exportando para mais de 70 mercados regulados. Hoje, inauguramos uma nova linha na nossa fábrica que nos vai permitir desenvolver produtos altamente complexos e inovadores, com tecnologia de ponta e uma equipa especializada, que daqui vão ser exportados para todo o mundo e, dessa forma, ajudar a posicionar Portugal como um centro de excelência no setor da saúde e, paralelamente, contribuir para a dinamização da nossa economia. Nada nos poderia deixar mais orgulhosos”, afirmou o Dr. Thebar Miranda, Presidente Executivo do Grupo Azevedos.

Gazevedos

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais