20 Mar, 2019

“Medicamentos vão ter de subir de preço”, alerta presidente da Apifarma

João Almeida Lopes alerta que a sustentabilidade do mercado pode estar em causa. Dívidas dos hospitais à indústria farmacêutica voltou a aumentar em janeiro.

O reajuste de preços que ocorreu durante o período de ajustamento financeiro levou os preços dos medicamentos a baixarem 30%. A partir daí, os preços estagnaram, o que está a deixar muitas farmácias em grandes dificuldades. O presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) diz, em entrevista ao Negócios, que é inevitável que o preço dos fármacos aumente.

João Almeida Lopes admite que os primeiros medicamentos a aumentar sejam aqueles que são vendidos a um preço mais baixo. O presidente da Apifarma critica a legislação de preços, “que leva a que todos os anos seja feita uma comparação dos preços” de Portugal com quatro países europeus onde os preços são muito baixos.

“Isso leva a que haja produtos com uma degradação de preços inacreditável, que depois faltam porque custam um ou dois euros”, diz João Almeida Lopes, acrescentando que, “para quem paga, [os preços] estão sempre elevados”. A posição de Almeida Lopes é contrária à do secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos, que defende uma redução do preço dos medicamentos.

O presidente da Apifarma alerta que o mercado pode mesmo deixar de ser sustentável se não aumentarem os preços. Quanto à questão dos genéricos, João Almeida Lopes considera que “não é possível aumentar mais a quota” deste tipo de fármacos em Portugal, acrescentando que em Espanha, Itália ou França a quota de genéricos não é tão elevada.

Dívidas dos hospitais aumentam

As dívidas dos hospitais do SNS à indústria farmacêutica voltaram a aumentar no mês de janeiro. De acordo a Apifarma, a dívida vencida (superior a 90 dias) atingiu os 388,3 milhões de euros, mais 11,3 milhões do que em dezembro. Este aumento representa uma inversão na redução da dívida registada nos últimos meses.

Tiago Caeiro

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais