26 Jul, 2021

Margarida Tavares nomeada coordenadora do Programa Nacional de Controlo das IST e da Infeção VIH

A médica é a atual diretora do Internamento e da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do CHUSJ.

A médica Margarida Tavares foi nomeada para liderar a estratégia nacional de controlo das infeções sexualmente transmissíveis (IST) e da infeção pelo VIH em Portugal, revelou, à agência Lusa, fonte do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), no Porto.

A especialista, atualmente coordenadora do Internamento e da Unidade de Doenças Infeciosas Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do CHUSJ, foi nomeada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), substituindo no cargo Isabel Aldir.

Entre as várias tarefas que constam no programa, Margarida Tavares deverá ser promotora do “acesso universal a prevenção, rastreio, diagnóstico precoce e tratamento adequados”. No mesmo sentido, combater o “estigma e a discriminação” associados à infeção por VIH, bem como “promover a participação ativa da sociedade civil das pessoas” que lidam com a doença e das comunidades vulneráveis também são objetivos a serem atingidos.

“Garantir estratégias nacionais de monitorização e a adoção de políticas alinhadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável” e “promover a capacitação dos profissionais de saúde e o acesso, no Serviço Nacional de Saúde, a cuidados de saúde de prevenção de infeções transmitidas por via sexual e do seu tratamento” também são tarefas agora a cargo de Margarida Tavares.

SO/LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais