24 Out, 2018

Mais de metade dos estudantes universitários teve contacto com doenças mentais

Um estudo, hoje apresentado na 9ª Edição dos AUA! - ANGELINI UNIVERSITY AWARD, que tem por tema “Viver com Doença Mental Grave”, revela que 51,5% dos estudantes universitários já esteve em contacto com doenças mentais, sendo predominante nos graus de ensino mais elevados.

Os estudantes diagnosticados com doença mental no ensino superior (16,8%) estão mais propensos para conhecerem outras pessoas que tenham tido diagnóstico de doença mental (85,7% dos 51,5% com contacto com doenças mentais).

A maioria dos estudantes considera que ter uma doença mental é diferente de ter uma doença física (66,7%) e, perante a afirmação “se estivesse à frente de um processo de recrutamento para um emprego, saber que a pessoa teve ou tem uma doença mental iria interferir na minha decisão”, mais de 20% admitem que sim.

Os meios de comunicação social foram apontados pelos inquiridos como um dos principais responsáveis na promoção do estigma existente em relação à doença mental, especialmente pela forma como caracterizam os doentes mentais e as instituições de psiquiatria em novelas, filmes e séries. Os alunos também referiram a falta de debates pelos agentes políticos nesta matéria, considerando a literacia em saúde fundamental.

O Inquérito tem por base um questionário online com 1092 respostas válidas entre 21 de maio e 31 de julho de 2018. O perfil dos respondentes tem uma idade média de 23 anos, com 86.3% participantes femininas, 46,5% da amostra reside nos distritos de Lisboa e Porto e 53,8% frequenta cursos relacionados com a área da saúde.

A conferência teve a participação de Daniel Sampaio (professor de psiquiatria e escritor), Áurea Ataíde (pedopsiquiatra), Natália Costa (psicóloga na Encontrar+se), Luís Loureiro (professor de saúde mental), Lara Caixeiro (Rede Nacional de Pessoas com Experiência de Doença Mental) e Fernanda Lobo (familiar de pessoa com doença mental) e foi moderada pela jornalista Isabel Nery. Enquadrada na 9ª Edição dos AUA! – ANGELINI UNIVERSITY AWARD, que tem por tema “Viver com Doença Mental Grave”, esta conferência teve por objectivo discutir vários tópicos ligados ao estigma sob a perspectiva de especialistas, doentes e famílias.

Saúde Online 

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais