5 Mai, 2017

Mais de 50% das unidades de saúde nos Açores têm certificação de qualidade

O Centro de Saúde das Velas, em São Jorge, nos Açores, recebeu a certificação de qualidade, dispondo o arquipélago de mais de 50% das unidades de saúde com aquela distinção

Uma nota do executivo açoriano adianta que entre os 17 centros de saúde do arquipélago, já foram também certificados os de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, na Terceira, Horta, no Faial, e Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

O processo de atribuição de acreditação das unidades de saúde dos Açores iniciou-se em fevereiro de 2016 com a certificação da Unidade de Saúde de Ilha do Faial.

Citado na nota do executivo açoriano, o secretário regional da Saúde manifestou satisfação pelo processo de certificação do Centro de Saúde das Velas, que “durante os próximos cinco anos vai ser acompanhado, de forma a cumprir o seu Plano de Melhoria Interna, tal como as restantes unidades que obtiveram a certificação”.

“Neste momento, contando com os centros de saúde em processo final de certificação, já ascendem a mais de 50% as unidades de saúde certificadas na Região, o que é motivo de satisfação”, refere Rui Luís.

De acordo com o executivo, “o processo de acreditação rege-se por uma adequação constante dos procedimentos com base em padrões de referência em termos de boas práticas e estimula o trabalho em equipa, requerendo a participação e o envolvimento de gestores, profissionais de saúde e de todos os colaboradores da unidade”.

O responsável acrescentou também, que a distinção permite racionalizar recursos humanos e técnicos, aprofundar e confiança do utente e contribuir para a diminuição do risco clínico de utentes e profissionais.

A secretaria regional refere ainda que “o estabelecimento de políticas de fomento da qualidade no sistema de saúde regional é crucial para a melhoria contínua dos cuidados prestados e consequente maior satisfação de utentes e profissionais”, acrescentando que o Plano Regional de Saúde visa práticas que promovam um serviço de “excelência” na área.

LUSA/SO/CS

ler mais

RECENTES

ler mais