22 Abr, 2021

Lançado livro de nutrição para doentes com fibrose quística

A alimentação é uma peça-chave no tratamento de fibrose quística, pois permite melhorar a qualidade de vida de quem sofre desta patologia.

A Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) lançou um livro com dicas, estratégias e recomendações para facilitar a alimentação nos doentes com fibrose quística. Estes doentes têm necessidades especiais a nível alimentar, pois a doença dificulta a absorção dos nutrientes

A alimentação é essencial para o bem-estar dos doentes com fibrose quística, sendo que manter e perder peso de forma saudável é um dos maiores desafios destas pessoas. Neste sentido, o livro “Nutrição na Fibrose Quística”, vem dar resposta às questões e dúvidas acerca das necessidades alimentares de quem sofre desta patologia.

Em comunicado de imprensa, a vice-presidente da ANFQ e coautora do livro, Joana Roque, afirma que muitas famílias “sentem dificuldade em entender de que forma é possível fazer uma dieta com elevado teor calórico sem esquecer, ao mesmo tempo, a vertente saudável”. Salientando que, “é essencial que o doente possa partilhar os momentos de refeição em família sem se sentir diferente”.

Deste modo, este livro surgiu com o intuito de mostrar que é possível fazer uma dieta equilibrada, não só os doentes, mas também os seus familiares, pois permite fazer a ingestão da quantidade necessária de calorias sem recorrer a alimentos processados, com alto teor de gordura saturada e açúcar.

Joana Roque afirma: “O momento das refeições é considerado de partilha e convívio entre famílias e a existência de uma doença crónica, como a fibrose quística não deverá retirar o prazer de comer, nem substituir o convívio família”. Reforçou ainda que com o livro, as autoras querem “oferecer estratégias simples, mas que ajudam as famílias a partilhar refeições calóricas, saborosas e saudáveis”.

A nutricionista Inês Asseiceira, destaca que outra das dificuldades dos doentes com fibrose quística é aumentar e manter um peso saudável, pois as “infeções respiratórias frequentes, que levam à falta de apetite, ao maior dispêndio de energia para fazer face ao hipermetabolismo da doença, ao aumento progressivo do esforço respiratório, bem como a má absorção dos nutrientes causada pela insuficiência pancreática”.

A alimentação faz parte da terapêutica destes doentes, pois “um bom estado nutricional está associado a uma melhor função respiratória e consequentemente melhor qualidade de vida para os doentes e as suas famílias”, concluiu outra das autoras da obra, Inês Asseiceira.

No livro encontram-se os alimentos-chave que podem ser adicionados a uma refeição de modo a aumentar o seu valor nutricional, sobretudo em gorduras e proteínas.  Apresenta ainda, planos alimentares com diferentes valores energéticos e outras recomendações nutricionais.

O livro foi escrito por três autoras: Joana Roque, Inês Asseiceira e Margarida Ferro, e contou ainda com a participação especial de Clara de Sousa. Está disponível gratuitamente,  em formato E-book, no site da ANFQ. A versão impressa está disponível por 5€ para sócios da associação e 10€ para não-sócios, o valor pago reverte na totalidade para a ANFQ e contribui para ajudar os doentes com fibrose quística.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais