19 Mai, 2017

“Juntos combatemos a obesidade” é o mote do Dia Nacional da Luta contra a Obesidade

A Associação de Doentes Obesos e ex Obesos (Adexo) junta-se, […]

A Associação de Doentes Obesos e ex Obesos (Adexo) junta-se, este ano, à Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) para assinalar o Dia Nacional e Europeu da Luta Contra a Obesidade, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde. O encontro decorrerá amanhã, dia 20 de maio, a partir das 09h30, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Este ano, o Dia Europeu e Nacional da Luta Contra a Obesidade – que coincide com o término do Congresso Europeu de Obesidade 2017 – terá como tema “Juntos Combatemos a Obesidade”. O objetivo da iniciativa é juntar sociedades médicas e associações de doentes de diversos países para reforçar, junto dos decisores políticos, a necessidade de medidas concretas para combater a obesidade em Portugal e na Europa.

A prevalência da obesidade tem aumentado significativamente em todo o mundo, tendo já alcançado proporções de pandemia. Com mais de 1,9 mil milhões de adultos (acima dos 18 anos) com excesso de peso, estima-se que, em 2025, mais de 50% da população mundial venha a ser obesa caso não sejam adotadas medidas de controlo.

Em Portugal, o número de pessoas com excesso de peso já chegou aos três milhões – das quais 1,5 milhões são obesas e 350.000 são super-obesas – o que faz de Portugal um dos países com maior taxa de obesidade na União Europeia.

Carlos Oliveira, Presidente da Adexo alerta que “embora tenha sido o primeiro país europeu a reconhecer a obesidade como doença, a mortalidade está em cerca de 1.500 pessoas por ano, e os custos com o tratamento destes doentes, em conjunto com a mortalidade associada, continuam a aumentar. É importante sensibilizar a população para a importância de hábitos de vida saudáveis como forma de prevenir e também para as várias opções de tratamento desta doença que tem um grande impacto a nível físico, psicológico, social e económico”.

Entre as 9h30 e as 13h00 serão várias a decorrer na Alfândega do Porto, desde aconselhamento nutricional, rastreios, treino funcional e aulas de ginástica.

O encontro contará com a presença da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO), sociedades médicas de 32 países e o Conselho Europeu de Pacientes, que reúne associações de doentes de 20 países e onde se inclui a Adexo, que será responsável pela dinamização de diversas atividades lúdicas e desportivas gratuitas, destinadas a todos os visitantes.

Comunicado de Imprensa/SO/CS

ler mais
target="_blank"

RECENTES

target="_blank"
ler mais