23 Out, 2020

Hospital de Santo António “antecipa procura” e abre mais 17 camas

Nova enfermaria abre no sábado “por uma questão estratégica", diz fonte do hospital, que antecipa aumento da procura.

O Hospital de Santo António, no Porto, disponibiliza a partir de sábado mais 17 camas para doentes covid-19 ao abrir, para “antecipar a procura”, uma enfermaria da área de Medicina Interna, revelou fonte desta unidade hospitalar.

À data de hoje, segundo a fonte, este hospital tem internados 80 doentes com covid-19, 12 dos quais em cuidados intensivos.

Fonte do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), unidade que inclui o Hospital de Santo António, referiu à agência Lusa que a “nova enfermaria” abre no sábado “por uma questão estratégica”.

“Antecipando a procura está já em curso a conversão de uma enfermaria de Medicina Interna em unidade covid-19, com 17 camas, a abrir no próximo sábado”, referiu o CHUP.

A mesma fonte explicou que a capacidade instalada para covid-19 neste hospital “vai-se adaptando à medida das necessidades”, admitindo que o número de casos “tem aumentado”, mas garantindo que esse “aumento está à data de hoje controlado”.

O CHUP tem uma lotação de 791 camas, atualmente com uma taxa de ocupação de 91%. Este número inclui 73 camas de enfermaria convencional dedicadas à covid-19, das quais 68 estão ocupadas.

Somam-se 18 camas de cuidados intensivos dedicadas a doentes com o novo coronavírus, cuja taxa de ocupação atual é de 72%.

O CHUP junta o Hospital de Santo António, o Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN), o Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA) e o Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (CGMJM).

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais