Hospital de Santa Maria recebe primeiro “Espaço Familiar Ronald McDonald” em Portugal

O Ministro da Saúde inaugurou ontem o primeiro “Espaço Familiar Ronald McDonald” em Portugal, junto à unidade de pediatria do Hospital de Santa Maria, um espaço que se destina a apoiar e aproximar os familiares de crianças em tratamento no Hospital

O “Espaço Familiar Ronald McDonald”, o mais recente programa da Fundação Infantil Ronald McDonald que conta com a parceria do Centro Hospitalar Lisboa Norte e da Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM), pretende continuar a aproximar as famílias e as suas crianças e a contribuir para o seu bem-estar.

“As famílias, com crianças em tratamento no Hospital de Santa Maria, vão poder agora contar com um espaço onde podem, por exemplo descansar e tomar as suas refeições, sem se afastarem dos seus filhos. Conseguimos, através deste Espaço, aproximar as famílias numa fase mais complicada das suas vidas”, afirmou o diretor executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald, João Sá Nogueira.

Trata-se de um espaço destinado à família da criança hospitalizada, com uma área compreendida de 183m², localizada no piso 01 do Hospital. Nesta área as famílias, que estão afastadas das suas zonas de residência, podem estar, descansar, lavar as suas roupas e preparar as suas refeições num ambiente mais familiar, continuando a acompanhar de perto as suas crianças, que estão em tratamento no Hospital.

O acesso a estas instalações pelas famílias de crianças internadas ou em tratamento em regime de ambulatório será sujeito a critérios de acesso e será definido pela Associação para as Crianças de Santa Maria (ACSM).

“Cada vez mais, os pais e a família são envolvidos no cuidar pelo que este projeto, o Espaço Familiar Ronald McDonald, é uma mais-valia extraordinária para as nossas crianças e famílias”, disse a presidente da Associação para as Crianças de Santa Maria, Maria do Céu Machado.

O “Espaço Familiar Ronald McDonald” é um programa da Ronald McDonald House Charities Global designado internacionalmente como “Ronald McDonald Family Room”.

Em Portugal, a Fundação Infantil Ronald McDonald tem como principais programas as Casas Ronald McDonald, em Lisboa e no Porto. Prosseguindo a sua missão para a promoção de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e das suas famílias, este é o primeiro “Espaço Familiar Ronald McDonald” em Portugal.

O “Espaço Familiar Ronald McDonald”, à semelhança dos mais de 200 espalhados pelo mundo, é um refúgio longe de casa dentro do Hospital, que permite aos pais acompanharem os seus filhos em tratamento.  Com um custo estimado de 220 mil euros, o “Espaço Familiar Ronald McDonald” foi construído com os donativos que a Fundação angaria junto de pessoas singulares e coletivas.

“Este projeto é mais um inestimável contributo na nossa política de responsabilidade social. Estamos muito satisfeitos por mais um passo dado em prol do conforto e da humanização dos nossos pequenos utentes”, afirmou o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Carlos das Neves Martins.

Pode assistir a um vídeo através da nossa página de Facebook.

 

 

Comunicado de Imprensa/SO/SF

 

ler mais

RECENTES

ler mais