13 Jul, 2021

Hospital Amadora-Sintra com ocupação a rondar 70% para doentes Covid

Hospital Amadora-Sintra garante que situação não é preocupante. No entanto, houve um aumento expressivo dos internamentos.

O Hospital Amadora-Sintra tem hoje 33 doentes covid-19 internados em enfermaria e sete em cuidados intensivos, com taxas de ocupação a rondar os 70%, disse à Lusa fonte da unidade, indicando que a situação não é preocupante.

“Hoje, houve um aumento significativo, porque recebemos mais sete doentes de domingo para segunda-feira, mas a situação não é preocupante. Estamos menos pressionados do que os hospitais de Lisboa”, disse a mesma fonte.

Com 33 internamentos em enfermaria, o Hospital Fernando Fonseca tem uma ocupação de 68,75% das camas disponíveis (30 em enfermaria e 18 em urgência), enquanto a taxa na unidade de cuidados intensivos (UCI) se situa nos 70%, já que há 10 camas reservadas para os casos mais graves. Este número pode ser alargado para 15, se for necessário.

A quarta vaga da pandemia, marcada pelo aumento de casos de infeção desde o final de maio, não teve reflexos noutras valências do hospital, que mantém a programação de consultas e cirurgias.

“Estamos longe dos números de fevereiro, quando tivemos 385 doentes em enfermaria e 42 em cuidados intensivos. Estamos em cerca de 10%”, disse a mesma fonte, referindo-se ao pico de internamentos desde o início da pandemia.

Entre os internados no Amadora-Sintra, cuja média de idades se situava entre os 56 e os 58 anos na semana passada, regista-se um caso que tem vacinação completa contra a covid-19 e alguns com a primeira dose da vacina.

Portugal contabilizou hoje 1.782 novos casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, oito mortos atribuídos à covid-19 e um novo aumento de doentes internados e em cuidados intensivos, referem os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da DGS indica que a maioria das infeções volta a ser registada na região de LVT, com 864 novos casos, o que representa 48% do total do país, contabilizando-se um total de 909.756 casos acumulados.

Quanto ao internamento de doentes covid em Portugal, mais 57 pessoas estão em enfermaria, num total de 729, e há mais 10 em UCI, que acolhem 163 pessoas, segundo os dados de ontem da DGS.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais